Tráfico de estupefacientes. Associação criminosa. Buscas. Detenções. MP de Elvas

Tribunal Portalegre

No âmbito de inquérito dirigido pela secção de Elvas do Ministério Público da comarca de Portalegre, realizaram-se, na madrugada de 19 de novembro de 2024, 17 buscas domiciliárias e duas buscas em veículos automóveis que se encontravam na posse de dois suspeitos.

Foi ainda dado cumprimento a 16 mandados de detenção fora de flagrante delito, tendo sido presentes a primeiro interrogatório judicial 18 arguidos, 15 indivíduos do sexo masculino e três do sexo feminino. Os arguidos têm idades compreendidas entre os 20 e os 41 anos.

No inquérito investigam-se factos suscetíveis de consubstanciar a prática do crime de tráfico de estupefacientes e do crime de associação criminosa.
Aquando da realização das buscas, foram apreendidos, com relevância para os presentes autos:

- 36 telemóveis;
- 16.197,00€ em numerário, sendo que € 16.000,00 encontrava-se na posse de só um arguido;
- 2 computadores portáteis;
- 2 torres de computador;
- 5 comprimidos MDMA;
- 5.136 gramas de haxixe resina (10.272 doses);
- 70 comprimidos Ecstasy e 44,4g Ecstasy;
- 217g Folha Cannabis;
- 0,70g Liamba (86,80 doses);
- 85,2g Cocaína em pó (425 doses);
- 10 balanças;
- 2 réplicas de armas de fogo;
- 1 carabina de ar comprimido;
- 2 veículos ligeiros.

Na sequência do interrogatório judicial, 9 indivíduos do sexo masculino e 2 do sexo feminino ficaram em prisão preventiva, sendo que quatro destes arguidos apenas estão sujeitos a essa medida de coação enquanto não se encontrem reunidas as condições para aplicação da medida de coação de OPHVE nas suas residências.

Dois dos arguidos a quem foi aplicada a medida de coação mais gravosa têm antecedentes criminais pela prática deste tipo de crime.

Na operação de investigação estiveram envolvidos cerca de 200 operacionais dos Comandos Territoriais de Portalegre, Évora e NIC de Almada, sendo que, a coordenação da mesma esteve a cargo do NIC da GNR de Campo Maior, que realizou diligências de investigação durante dois anos.